Dicas Documentos Saúde

Certificado Internacional de Vacinação e Profixalia (CIVP)

Certificado Internacional de Vacinação e Profixalia (CIVP)

O Certificado Internacional de Vacinação e Profixalia (CIVP), além do visto, é exigido em alguns países para visitantes brasileiros, especialmente referente a febre amarela, informação que pode ser obtida nos sites dos consulados e/ou em pesquisa rápida na internet.

Atualmente, o processo para emissão do Certificado Internacional de Vacinação e Profixalia (CIVP) pode ser feito de duas maneiras: online ou por meio de cadastro prévio no site para posterior atendimento presencial. 

Em todos os casos, há necessidade dos seguintes documentos:

  • CPF
  • Comprovante de vacinação preenchido corretamente com:
    • Data de vacinação, fabricante e lote completo da vacina.
    • Assinatura do profissional que realizou a vacinação.
    • Identificação da unidade de saúde onde ocorreu a aplicação da vacina

Segundo o site do Governo Federal , o Brasil é o primeiro país a ofertar a emissão online do Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia de forma gratuita e descentralizada. O documento, que comprova a situação vacinal de cada cidadão, é exigido por mais de 100 países atualmente, em especial pela vacinação contra a febre amarela. Anualmente, são realizadas cerca de 730 mil solicitações do certificado, que até então só era emitido com a presença física do interessado nos pontos de emissão.

Optando por emitir o certificado online, após preenchimento dos dados e análise da documentação, será informado por email quando o mesmo estará pronto para impressão (prazo de 10 dias úteis). 

Havendo alguma pendência na documentação, também avisa-se por email para fins de correção e prosseguimento no processo de emissão do certificado.

O procedimento de análise do certificado em viagens varia de acordo com o país e/ou com a cia aérea.

Já tivemos nosso certificado conferido no check in no Brasil antes de embarcar, como também já ocorreu de exigirem o certificado apenas no momento da imigração. 

Todas as demais informações do processo podem ser obtidas no site do Governo Federal.

Não deem mole e solicitem antes de qualquer viagem, pois isso pode impedir a entrada ou o embarque para o país desejado e acabar com sua viagem ali mesmo.

Nós sempre andamos com o nosso, mesmo que o país não tenha como requisito de entrada o certificado. Melhor pecar por excesso do que pela falta não é mesmo?

Pode acontecer do certificado ser exigido em uma conexão ou a exigência passar a ser um requisito novo para a entrada daquele país, e devido a novidade nem todos os meios online estão atualizados da nova regra e você ficar no perrengue.

Enfim, o nosso está juntinho com os passaportes. 🙂

Certificado internacional de vacinação


TripsDG

O TripsDG é administrado pelo casal Deborah e Gabriel. Apaixonados por viagens, novas experiências e uma boa culinária estão sempre em busca do próximo destino e do próximo restaurante.

Comentários

estamos no instagram

Follow us
This error message is only visible to WordPress admins

Error: API requests are being delayed for this account. New posts will not be retrieved.

Log in as an administrator and view the Instagram Feed settings page for more details.