Como montar um roteiro de viagem? – Primeiro Passo

Como montar um roteiro de viagem? – Primeiro Passo

Como montar um roteiro de viagem sem esquecer nenhum detalhe?

Vamos tentar explicar para vocês alguns passos simples e que ajudam muito na hora de se aventurar por aí…

Escolha do País

Uma das perguntas que sempre nos fazem é a de como montamos nossos roteiros de viagem.

Nesse momento, falaremos sobre a fase de planejamento da viagem – escolha do destino.

O primeiro passo é definir o país que se pretende visitar. 

Deborah e eu temos uma lista de países que pretendemos conhecer. Vamos riscando os nomes de acordo com a nossa disponibilidade de dias e de época para viajar.

Escolhido o país, deve-se pesquisar os requisitos para ingressar no mesmo (visto, vacinas e etc.), bem como a melhor época para visitá-lo. 

Isso porque todo o investimento/planejamento pode ir por água abaixo se a visita a um país for em uma época não muito boa para conhecê-lo (temporada de furacões, chuva, frio, calor etc).

Uma das melhores maneiras para saber as informações gerais de ingresso e de turismo de determinado país para montar um roteiro de viagem é buscar no site do Ministério das Relações Exteriores (Portal Consular). Nele estão disponíveis as recomendações do governo brasileiro para visitas, requisitos de entradas, surtos de doenças, transporte, segurança, saúde, dentre outras.

Sobre as recomendações de viagem, inclusive, o Governo Brasileiro utiliza a tabela abaixo para informar o nível que se encontra o país considerando o contexto da infraestrutura, segurança e saúde, bem como os riscos potenciais de uma viagem a cidadãos brasileiros:

Viajar com precauções normais de segurança
Viajar com grau moderado de cautela
Viajar com alto grau de cautela
Evitar viagens não-essenciais
Não viajar

Munido dessas informações, escolhido o destino e definida a época para viajar, pode-se avançar nas demais etapas do planejamento (passagens, hotéis, roteiros, guias, entradas…) que serão abordadas no próximo post.

Espero que tenham gostado.

Qualquer dúvida escrevam nos comentários abaixo.

Até mais. @tripsdg


TripsDG

O TripsDG é administrado pelo casal Deborah e Gabriel. Apaixonados por viagens, novas experiências e uma boa culinária estão sempre em busca do próximo destino e do próximo restaurante.

Comentários